CARTA ABERTA AOS SÓCIOS DO SPORTING
Ora vamos lá ver se nos entendemos!
Eu sou sportinguista há mais de 60 anos, mas apenas como adepto e, como tal, não tenho culpa nenhuma de que vocês lá tenham posto o Bruno de Carvalho e outros que tais, e muitas vezes contra todos os meus princípios, tive que o defender das “merdas” que dizia por ser o presidente do Sporting.
Devo dizer que não vivendo o Sporting por dentro eu o analiso tendo apenas acesso ao que lá se passa pela comunicação social do sistema e, segundo essa imprensa, o Bruno de Carvalho era um “desestabilizador” etc, etc. No entanto eu, como adepto vivo apenas o clube pelos resultados conseguidos quer no futebol quer nas modalidades e, devo dizer que para mim, desse ponto de vista, Bruno de Carvalho foi um dos melhores presidentes que estiveram no Sporting nos últimos 36 anos.
Entretanto aconteceu a fatídica terça-feira, onde fui confrontado com a notícia do “cashbol” e dos acontecimentos em Alcochete que foi um dos dias mais tristes da minha vida enquanto Sportinguista. Sim, porque o dia mais triste foi quando um adepto do Sporting foi morto no estádio nacional, mas outros houve igualmente tristes quando um adepto do Fiorentina foi morto perto do estádio da Luz em richa com adeptos do Sporting ou quando alguém ligado ao Sporting fez um depósito na conta de um árbitro sabe-se lá com que motivo.
Nesse dia tive a noção que, face aos acontecimentos só restavam a Bruno de Carvalho duas hipóteses ou se considerava culpado pelo que aconteceu e demitia-se ou não se considerava e tentava reunir os cacos em que a partir daí, ia ficar o Sporting pois, não se sabia o que ia acontecer aos jogadores e havia, ainda para disputar ou não, uma final da Taça de Portugal que, vencida daria acesso directo à Liga Europa que, depois de perdido o segundo lugar, que daria acesso à eliminatória da Liga dos Campeões, seria o mal menor.
Bruno de Carvalho optou pela segunda hipótese, quanto a mim na altura a indicada pois a primeira, na altura já não resolvia nada e porquê:
-
Porque os jogadores a rescindirem os contractos invoncando justa causa o fariam demitindo-se Bruno de Carvalho ou não, pois fazendo-o poderia voltar a candidatar-se e, na altura, ninguém poderia garantir que não ganharia
-
A negociação do perdão de dívida iria , provávelmente, á vida pois continuando em gestão Bruno de Carvalho ou sendo nomeada uma comissão de gestão, não sei se um e outros teriam legitimidade para a assinar. O mesmo em relação ao empréstimo obrigacionista.
-
Havia uma época para preparar e , concerteza, Bruno de Carvalho estava melhor preparado que ninguém para o fazer.
Além do mais havia um procedente que se abria, isto é, os jogadores que até agora tinham o poder de demitir os treinadores passariam a ter também o de demitir os presidentes democraticamente eleitos pelos sócios e se sempre fui um defensor dos trabalhadores, isso seria um direito que não lhes podia reconhecer.
Passados dias falando com alguém também Sportinguista, dizia-me esse alguém “O Bruno de Carvalho não tem mais condições para continuar”. Quando lhe pergunto porquê, responde-me “Ele meteu-se com os gajos da massa e eles apenas estavam à espera de um pretexto para correr com ele e, com os acontecimentos de Alcochete isso acabou por acontecer”. E isto fez-me pensar se o que aconteceu a seguir, tentativas de levar o conselho directivo a demitir-se , demissões em catadupa, os “velhos do Restelo” a apareceram na televisão, etc e, quando surgiram as rescisões de Rui Patrício e Podence até consegui ver na televisão alguém que se dizia ligado ao Sporting que iria haver mais e conseguir dizer isto a rir!
O que se tem seguido tem sido de facto lamentável, pois cada vez que ligo a televisão nos canais privados lá está a debater-se a situação do Sporting e, tenho que dizê-lo, nem sempre com as melhores intenções e todo o bicho careto se sente no direito de o fazer, por isso, eu que não tenho acesso a esses meios, acabei por resolver fazê-lo por aqui, vos peço, façam tudo para que a Assembleia Geral do dia 23 se realize (não percebo muito bem porquê no MEO Arena, mas isso é problema vosso) com todas as condições de segurança, destituam a direcção se querem fazê-lo mas façam também com que sejam convocadas eleições o mais rápido possível pois esta situação está a dar-me cabo do coração!
Saudações leoninas e nunca se esqueçam “Nós somos da tal raça que nunca se vergará”!